vinícola

Estrutura

A Vinícola Veadrigo Ltda conta com uma estrutura familiar onde são cultivadas, em vinhedos próprios, as uvas utilizadas na elaboração dos vinhos de mesa e vinhos finos.

 

Localizada as margens da RS 122, à 5 minutos do centro de Flores da Cunha, o visitante tem a oportunidade de degustar excelentes vinhos e saborear a gastronomia típica italiana no Restaurante localizado junto a vinícola, em espaço aconchegante que nos remete as lembranças da imigração italiana contando com um primoroso atendimento familiar.

 

Visitando a vinícola é possível acompanhar o processo de elaboração dos vinhos, através de visitas guiadas pelos próprios integrantes da família, onde o visitante, além do contato com os vinhedos e a produção detalhada dos vinhos, desde o recebimento até o engarrafamento, tem a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre os hábitos e as tradições da cultura italiana.

 

A Vinícola Veadrigo faz parte do Roteiro Turístico Compassos da Mérica Mérica, localizado no município de Flores da Cunha, maior produtor de vinhos do Brasil, conhecida também como “Terra do Galo” onde as belezas naturais e vales encantam quem passa por aqui.

 

Familia Veadrigo

A Famiglia Veadrigo tem sua história contada a partir de Gioacchino Veadrigo. Nascido em 1867 na cidade de Sospirolo, Província de Belluno no Vêneto. Italiano, Gioacchino foi criado em um orfanato e aos 17 anos, em 09 de dezembro de 1884, partiu de Gênova para o Brasil com os pais adotivos, Giácomo Troian e Giacomina Barp.

 

Com a coragem e o ideal de conquistar um novo mundo, chegaram ao Rio de Janeiro em 28 de janeiro de 1885. De lá seguiram para o Rio Grande do Sul, estabelecendo-se no lote colonial nº 32 do Travessão Alfredo Chaves, no antigo distrito de Caxias do Sul, Nova Trento (depois Flores da Cunha).

 

Em 1892, Gioacchino casou-se com Maria Caldart na Igreja São Pedro em Nova Trento. Dois anos após, venderam sua parte da propriedade a Pietro Gazzi e, juntamente com os pais, adquiriram o lote nº 22 no Travessão Martins, no mesmo distrito.

 

Com o nascimento do primeiro filho – João Veadrigo – em 1893 a família mudou-se para São João da Linha Cândido em Antônio Prado. Lá, a alegria renascia em cada um dos filhos anunciados: Secondo, Olga Assunta, Angélica, Hugo e Humberto, motivo maior para buscar no trabalho árduo a conquista diária da superação.

 

O tempo passou, as mãos e os corações calejados renderam frutos. João Veadrigo, primogênito do imigrante Gioacchino casou-se com Maria Franzói e passaram a residir no Travessão Rondelli em Nova Trento, no lote que daria origem a atual Vinícola Veadrigo.

 

História da Vinícola

A Vinícola Veadrigo se consolidou com o trabalho, a fé e a honestidade de Maria Franzói, chamada carinhosamente pela família de Noninha. A cantina, onde eram produzidos os vinhos, foi construída em 1927 e depois ampliada para a residência da família, na parte superior, em 1939. Após o falecimento do marido João em 1944, Nona Maria assumiu os filhos e os negócios. A progenitora soube manter, educar e prosperar a família, buscando suas forças na devoção católica, embalando em seu colo, além dos filhos, netos e bisnetos, os sonhos dos que com ela conviveram até o ano de sua partida, em 1982, aos 88 anos.

 

Juntamente com o primogênito Orlando Veadrigo, nona Maria manteve a tradição na elaboração dos vinhos, transferindo esta paixão aos seus descendentes. Hoje a vinícola e o restaurante são conduzidos por Fernandes João Veadrigo e sua esposa Gabriela Schiavenin Veadrigo, que transmitem ao visitante carinho e dedicação.

 

[Gallery not found]