COMPARTILHE

Quem nunca ouviu dizer que tomar uma taça de vinho por dia faz bem para a saúde? Essa relação da bebida de Baco com nosso bem-estar se dá graças a compostos como resveratrol, antocianas, taninos e polifenóis, que estão sempre ligados aos benefícios cardiovasculares e até com a longevidade. Os polifenóis são oxidantes que atuam como prevenção das placas de gordura arterial em quem tem problemas cardiovasculares, além de reduzir a pressão arterial por ser um vasodilatador em função do álcool.

Estudos citaram o vinho até no combate ao coronavírus, onde os taninos auxiliariam na redução da infecção causada pela doença. Ainda são estudos muito recentes e, de qualquer forma, usar máscara, álcool gel e se cuidar ainda é muito importante.

O fato é que, associado ao consumo contínuo e moderado, o vinho nos dá longevidade, ligada à saúde mental e do corpo – além de muitas alegrias! Conheça a seguir alguns desses benefícios:

- Aumento da resistência das fibras colágenas: O resveratrol auxilia no aumento da resistência das fibras colágenas, responsáveis por dar sustentação aos tecidos do corpo, como pele e artérias

- Menor formação de coágulos: O ajuda a dilatar as artérias, além de ser um anticoagulante natural, reduzindo a formação de placas arteriais.

- Menor formação de radicais livres: Os antioxidantes presentes nos vinhos são substâncias responsáveis por combater esses radicais livres.

- Melhora do sistema imunológico: Além da presença da vitamina C, que ajuda na defesa do organismo, um estudo apontou que doses moderadas de álcool por dia, incluindo o vinho, melhora o sistema imunológico.

- Favorece funções digestivas: Harmonizar um vinho com a refeição não é apenas questão de saber apreciar a bebida. Na verdade, ela auxilia e muito nas funções digestivas.

- Proteção ao coração: O vinho age de diversas maneiras no organismo, fazendo com que o sistema cardiovascular fique mais protegido.

- Controle do colesterol: Os componentes do vinho, principalmente o resveratrol, são capazes de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) — que grudam nas artérias — e aumentar o colesterol bom (HDL) que protege as paredes dos vasos contra a aderência do colesterol ruim.

- Prevenção de demais doenças: Por conta das incríveis propriedades dos seus mais diversos componentes, o consumo regular de vinhos pode prevenir uma infinidade de doenças.

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Pedidos. Conheça também nossos Termos de Uso